Exercícios funcionais

Como perder peso com atividades ao ar livre

A musculação nem sempre é a atividade preferida de quem quer ter um corpo definido e/ou perder peso. Para sair da “mesmice”, as atividades funcionais existem de diversas formas para gastar energia, perder peso e definir os músculos. Muitas pessoas desconhecem essas atividades, mas está se tornando um hábito de muitas academias que possuem um espaço para dar aulas funcionais e costumam estar sempre lotadas!

Atividades funcionais podem ser igualmente praticadas ao ar livre, dando mais liberdade para você fazer a qualquer hora do dia e onde quiser. Para aqueles que não costumam frequentar uma academia e fazer às aulas, aqui vão algumas dicas de atividades funcionais que te farão suar a camisa!

Para começar, alguns desses exercícios requerem que você utilize acessórios como:  colchonete, halteres, step, elásticos, cordas, anilhas e barras. Caso não possua, substitua por opções disponíveis.

Exercício 1: Flexão de braços

Posicione as duas mãos no chão, na linha dos ombros, estique as pernas para trás e abaixe o corpo com os braços, sem mexer as pernas. Levante o corpo e repita o movimento em 5 séries de 12 repetições.

Exercício 2: Pular corda

Deixe os pés alinhados no chão e segure a corda pelas extremidades. Passe a corda por trás do corpo e comece a girá-la para começar a saltar. Pule 4 séries de 15 saltos.


Exercício 3: Abdominal

Este exercício pode ser aprimorado com o uso de halteres e anilhas, por exemplo. Você deverá deitar-se no chão (de preferência em um colchonete) com a barriga para cima. Ponha os pés no chão e deixa as pernas levemente flexionadas. Leve as mãos à nuca ou ao lado das orelhas (nunca puxe a sua cabeça). Eleve o tronco e direcione a cabeça no sentido dos joelhos, contraindo o abdômen. Retorne à posição inicial encostando a cabeça no solo. Repita 5 séries de 20 movimentos.

Exercício 4: Corrida

Com a ajuda de cones, distribua-os metricamente e realize “tiros”de 10 metros, correndo conforme o seu corpo aguenta. Esse exercício é um ótimo gasto de energia e os cones permitem que a elaboração do circuito seja diversificada.

Todos esses exercícios são ótimos para queimar calorias, e são ainda melhores se praticados em forma de circuito (um seguido do outro), conforme uma indicação de um profissional sobre quanto tempo deve durar o seu circuito e a intensidade que você deve praticá-lo, prezando sempre sua saúde e o seu foco.

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